segunda-feira, 5 de março de 2012

ANOS ÁUREOS DO SEMINÁRIO MENOR

Atrás, os seminaristas [eu sou o do círculo na cabeça], os adultos que estão na frente, a partir da esquerda para a direita, são: o Professor de matemática, Waldir, os Diáconos, Inocêncio e Carlos, a Professora de francês, Dionéia, o Reitor do Seminário, Pe. Antônio Chámel, o Bispo Diocesano, Dom Gerardo Ferreira reis, o Professor de Latim e Músico, Cônego Gerardo Naves, o Pe. Élcio Ferreira, o Professor de História Wilian José Chámel e o Professor de Ciência, Átila, ano de 1963, foto tirada em frente ao prédio do Seminário Diocesano Nossa Senhoara Aparecida, em Leopoldina, Minas Gerais.


Recordar os bons tempos faz bem à saúde, sendo assim lá vamos nós iniciando nossa caminhada nesta estrada que não ficará mais esquecida na topografia do passado. Conversando com o meu amigo Armando Sérgio [que também foi seminarista], ele me propôs criar este blog para trazer à tona uma época em que [a televisão estava dando os seus primeiros passos, o rádio ainda era o meio de comunicação mais forte, início dos anos 60, Roberto Carlos estava começando com a música, ‘O Calhambeque’ no auge do disco vinil com suas capas atraentes] eu vivi no Seminário Diocesano de Leopoldina/MG, onde não havia televisão, mas os padres tinham seus rádios nos seus quartos e nós, seminaristas, uma potente eletrola com as caixas viradas para o grande pátio onde ficávamos ouvindo as orquestras de Ray Conniff, Billy Vaughn, Green Miller, o primeiro disco de José Vascocelos, etc... etc... além de muita música clássica. Portanto, foi um tempo feliz que nem sei por onde começar e, aproveitando o ensejo, você que também estudou neste seminário, contamos com a sua ajuda, escreva-nos enviando fotos se possível, vamos fazer um trabalho sério de resgate daqueles anos áureos.

Aníbal Werneck de Freitas.

2 comentários:

  1. Este blog é um trabalho inédito na internet. Visitei todas as páginas sobre Leopoldina e não encontrei nenhuma referência sobre o Seminário N.S. Aparecida. Nem a página da Diocese fala a respeito. É na verdade um resgate histórico de grande importância se considerarmos o papel desempenhado pelo seminário em Leopoldina e região. Será uma oportunidade para ex-seminaristas,pesquisadores e internautas conhecerem a história e atividades que foram desenvolvidas pelo Seminário Diocesano, bem como as pessoas que lá viveram. Tenho certeza que este blog será um sucesso e uma fonte de pesquisa importante. As postagens estão apenas começando. Parabéns Anibal por mais esta iniciativa no campo cultural.

    ResponderExcluir
  2. Armando sou obrigado a concordar com você, realmente é um blog que merece crescer, espero contar com a ajuda de todos, obrigado pelo incentivo, o seminário foi muito importante na região e no entanto foi esquecido de uma forma injusta, é isso aí, o que for preciso fazer para levá-lo adiante eu o farei.
    Quanto ao endereço do blog, faltou o 'a' da palavra seminário, mas isso não faz nenhuma importância, foi isso que atrapalhou o acesso.

    ResponderExcluir

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO