terça-feira, 22 de maio de 2012

ENTREVISTA FEITA PELO ARMANDO MERCADANTE [EX – SEMINARISTA DOMINICANO] AO EX - SEMINARISTA DE LEOPOLDINA(MG), ANIBAL WERNECK DE FREITAS, SOBRE O PERSONAGEM, TUCANLINO


Armando Mercadante - Como e quando surgiu a ideia da criação do personagem Tucanlino? Você se inspirou em algum outro personagem?

Anibal Werneck -  O Tucanlino foi inspirado no personagem Zé Carioca do Walt Disney, no início ele tinha um chapéu parecido com o do malandro do Rio de Janeiro.

Armando Mercadante - O Feola [Zé Luiz], salvo engano, disse  "o Anibal do Tucanlino". Significa que ele marcou. Como ele era divulgado no Seminário (mimeógrafo, mural, cópias)? Era folhetim, revistinha, enfim, qual o nome?

Anibal Werneck -  Pelo visto o personagem sobrepujou o autor, de tão forte que ele era e continua sendo até hoje, o Tucanlino era divulgado através do original que passava de mão em mão, alguns professores acabavam ficando com o exemplar pois não o devolviam.  Já faz um certo tempo, eu estava numa fila do Banco do Brasil em Leopoldina, uma mulher se aproximou de mim e disse, Eu estou lhe conhecendo, você estudou no Seminário, você era aquele que fazia umas revistas em quadrinhos, eu tenho uma lá em casa, eu a guardei com muito carinho, fui professora por uns dias no seminário, gostei tanto da revista do Tucanlino que acabei ficando com ela, você é o Anibal se não me engano. Eu confirmei e agradeci e fiquei surpreso, não sabia que o Tucanlino era tão forte assim, ao ponto de marcar as pessoas.

Armando Mercadante - O Tucanlino era censurado antes de ser divulgado ou circulava sem o conhecimento do Reitor?

Anibal Werneck -  Engraçado, o Tucanlino nunca foi censurado, tinha um mural onde eu colocava também umas charges que eu tirava dos jornais, cujas charges criticavam o então Presidente da República João Goulart e junto colocava os quadrinhos do Tucanlino com suas histórias bastantes ingênuas, talvez por isso não sofria nenhuma censura, o Tucanlino era um detetive, tipo Sherlock Homes, porque no refeitório durante o jantar o livro, O Cão dos Baskervilles de Sir Arthur Conan Doyle era lido e muito me impressionou.

Armando Mercadante - A turma dava sugestões?

Anibal Werneck -  Que eu saiba não, as histórias saiam do papel em branco, uma vez,  o Monsenhor Chamel me contou que ficou um tempão atrás de mim vendo eu desenhar o Tucanalino  durante um dos estudos que nós fazíamos todos os dias, em silêncio ele ficou e em silêncio ele saiu e eu nem notei de tão imbuído que eu estava no desenho.

Armando Mercadante - Você levou alguma bronca por causa do personagem?

Anibal Werneck -  Nunca, eu acho que o Padre Antônio na época gostava muito do Tucanlino, na verdade eu só pensava em desenhar o personagem, eu me lembro certa vez em que eu estava jogando bola contra um time visitante e durante toda a partida eu estava só pensando no Tucanlino.

Armando Mercadante -
Você passou 4 anos no seminário. Foram 4 anos de Tucanlino?

Anibal Werneck -  Não, foram 5 anos. Porque eu tomei pau na sétima série em matemática com o Padre Antônio, o Tucanlino, infelizmente, me atrapalhou muito, eu não estudava direito, tanto assim que mesmo repetindo a série fiquei em segunda época na mesma matéria, fui para as férias e em Recreio, estudei com o Engenheiro Blanor, filho do Seu Amaury sapateiro, e ele conseguiu me enfiar na cabeça a intrincada matemática das equações e assim, tirei um 10 limpinho com o Padre Antonio que até hoje ainda se lembra, eu não sabia nada e na prova com ele perto eu tirei um dez limpinho, devo isso ao Blanor, excelente professor.  

Armando Mercadante - Sua avaliação do personagem.

Anibal Werneck -  O Tucanlino em 1970 me levou a um esgotamento nervoso tamanho que acabei tendo um colapso nervoso, depois disso parei de desenhá-lo, não o considero um personagem original, todavia, me impressiono com a sua força, tanto assim que até hoje eu o desenho nos meus blogs, o Julinho (in memoriam) sempre me chamava de Tucanlino, tamanha a força do personagem, isso realmente eu não posso negar.

*Abaixo uma das histórias em quadrinhos do Tucanlino desenhada no tempo do seminário:

TUCANLINO em CONFUSÕES NA ILHA VERDE

Estes foram os primeiros quadrinhos que desenhei, no estilo Walt Disney, foi em 1963, na cidade de Leopoldina(MG), onde nasceu o personagem, o desenho foi feito a nanquim e colorido a lápis de cor, imagine o trabalho que dava, mas eu gostava muito de fazer os quadrinhos, não pensava em outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO