terça-feira, 8 de maio de 2012

IX LIVRO DO TRIO UIRAPURU / AQUARELA DO BRASIL [Ray Conniff]



27 – AQUARELA DO BRASIL.

Música do ubaense Ary Barroso, conterrâneo do nosso colega ex-seminarista, Camilo dos Santos Segundo, AQUARELA DO BRASIL fez parte do repertório do Trio Uirapuru. Na época não se encontrava letra de música com facilidade, os discos geralmente omitiam-na, deste modo, graças ao Diácono Carlos Alberto Nogueira Cruz, conseguimos a dita cuja, que abaixo transcrevo:






AQUARELA DO BRASIL

Brasil, meu Brasil Brasileiro,
Meu mulato inzoneiro,
Vou cantar-te nos meus versos:
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar;
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil!... Prá mim!... Prá mim!...
Ô, abre a cortina do passado;
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei congo no congado.
Deixa cantar de novo o trovador
À merencória à luz da lua
Toda canção do meu amor.
Quero ver essa Dona caminhando
Pelos salões, arrastando
O seu vestido rendado.
Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...
Brasil, terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente.
O Brasil, verde que dá
Para o mundo admirar.
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...
Esse coqueiro que dá coco,
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar.
Ô! Estas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar.
Ô! Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro,
Terra de samba e pandeiro.
Brasil!... Brasil!

Mas para relembrar com muita saudade, vou optar pela versão da AQUARELA DO BRASIL, executada pela Orquestra do Ray Conniff, com um  arranjo muito bonito, e, porque era a que mais se ouvia no seminário, depois do jantar, com o véu da noite chegando. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO