domingo, 16 de dezembro de 2012

BENTINHO, REZA ALÉM DA CONTA


- Bentinho, você é muito religioso, é o que todo mundo fala, mas tem hora que você extrapola, não dá pra segurar um pouquinho?
- O pessoal fala demais, veja bem, essa falação começou só porque numa mesma missa, era domingo, igreja lotada demais, eu comunguei três vezes, o padre nem percebeu, mas as que levam o meu segundo nome, notaram e deram com a língua nos dentes...
- Espere um pouco, você disse que elas levam o seu segundo nome...
- Sim, você anda esquecido, essas beatas dedo duro são conhecidas, também, pelo nome de Carolas e eu me chamo Bento Carola [risos].
- É mesmo, Bentinho, até no nome você é religioso, ou seja, Bento Carola [mais risos]. Cá pra nós, é verdade que toda vez em que você passa na frente de uma igreja, você reza 10 Pai Nosso e 50 Ave Maria?
- É verdade, moço. Eu não resisto e faço isso todas as vezes em que passo.
- Olha pelo que eu sei, nossa cidade tem umas 15 igrejas católicas e na rua em que você mora tem duas igrejas e duas capelas, presumo que este seu costume de rezar não funciona com as capelas...
- Aí é que você se engana, claro que funciona, porque as capelas são pequenas igrejas, mas são igrejas.
- Meu amigo, eu estou calculando aqui quantos Pai Nosso e quantas Ave Maria você tem que rezar de segunda à sábado, porque da sua casa até o serviço, você tem que passar pelos quatro templos, vejamos, se são 10 Pai Nosso e 50 Ave Maria para cada um deles, dão um total de 40 Pai Nosso e 200 Ave Maria.
- Você errou a conta.
- Não errei não, Bentinho, sou bom em matemática.
- Errou!
- Muito bem, por que errei, então?
- Porque na volta do serviço, eu rezo, também, portanto, são 80 Pai Nosso e 400 Ave Maria.
- Bentinho, desculpe- me, isso é exagero e você deve chegar tarde no serviço.
- Eu não sou bobo, eu acordo mais cedo e calculo o tempo direitinho e chego no trabalho na hora certa.
- Bentinho, você é demais pro meu gosto.
- Não sou não, isso é de família, o meu primo, Turíbulo dos Santos, que mora na cidade vizinha, faz a mesma coisa.
- Não acredito!
- Pode acreditar, só que eu o acho muito exagerado.
- Olha quem está falando em exagero, tenho até medo de lhe perguntar, mas vou lhe perguntar: Por que ele é exagerado?
- Porque além de fazer o que eu faço religiosamente, ele ainda reza 2 Salve Rainha [gargalhadas].

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO