quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPAM [Leandro Ortunes]




            Expectativas, especulações, rumores e ansiedade. Habemus Papam (temos um papa) é a frase que em breve esperamos ouvir. Uma frase que traz alegria ao povo católico, geralmente após a tristeza causada pela morte do papa anterior. Neste caso, não há tal sentimento, entretanto, existem dúvidas sobre quais foram os motivos que fizeram Benedictus PP. XVI (Bento XVI) renunciar a seu ministério. Dúvidas que por muitas vezes são respondidas por teorias da conspiração e fazem de algo que já aconteceu vinte e duas vezes, se tornar um drama estilo Dan Brown ou uma visão apocalíptica. Independente de as dúvidas e respostas, um Habemus Papam se ouvirá. Aqui se expõem alguns passos para eleição do Papa e os desafios que ele enfrentará.
            O famoso conclave (com chave em português) é a reunião secreta para votação realizada na capela Sistina. O conclave será composto por cento e dezessete cardeais que estão aptos para votar. A idade é um critério para participar do conclave, somente cardeais abaixo de 80 anos de idade podem votar. Dentre os cardeais que irão ao conclave, tem cinco cardeais brasileiros. Dos cento e dezessete, nove serão sorteados para o trabalho de contagem, recontagem e confirmação dos votos, pois toda apuração também é realizada dentro do conclave. Os votos são escritos em um papel branco e dobrado ao meio. Eleito o novo pontífice os votos são queimados, e a fumaça branca que sai pela chaminé, resultado da incineração, é um sinal para que todos os que estão fora do conclave saibam que um novo papa foi eleito. Por fim: Habemus Papam! E o nome do novo líder é pronunciado.
            Obviamente ser líder da Igreja e chefe de um Estado não é uma tarefa simples. Por isso, se destaca os desafios para o novo Papa. Em um mundo pós-moderno com grandes confluências culturais, a ortodoxia acaba perdendo espaço, fator que contribuí para a queda de fiéis na igreja católica e nos protestantes históricos.  O grande desafio neste aspecto é como trazer um diálogo atual sem deixar de lado a tradição que garante a identidade católica. Casos de pedofilia que assombraram a igreja também é tema que deve ser enfrentado. Além disso, outras demandas do mundo pós-moderno também entram em conflito: união homoafetiva e métodos contraceptivos. Estes certamente são os mais críticos e possuem posicionamentos cristalizados pela igreja há séculos, por isso, provavelmente  não haverá mudança, porém o posicionamento ponderado e amável de um Papa é o esperado. Um posicionamento radical ou liberal pode provocar reações que prejudicarão a igreja e a liderança do novo Papa. Uma situação extremamente complexa, reflexos de um mundo que muda rapidamente e que questiona fortemente todas as instituições tradicionais.
            Esperamos um Habemus Papam! E que o novo chefe de Estado do Vaticano, que também é o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, tenha muita saúde, paz e sabedoria.
*Leandro Ortunes é graduado em Comércio Exterior pelo UNIFIEO, especialista em Relações Internacionais (FAAP), especialista em Ciências da Religião (PUC-SP), mestrando em Ciências Sociais (PUC-SP) e membro do Grupo de Estudos de Comércio Exterior do UNIFIEO - GECEU. E-mail leandroortunes@uol.com.br

*Texto  enviado pelo Lisquim.

 

Um comentário:

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO