quarta-feira, 2 de outubro de 2013

É, FRANCISCO...


é, francisco... seu trabalho é de um tamanho descomunal, tanto assim que você dará apenas o ponta pé inicial, são séculos e mais séculos de uma igreja autoritária, engendrada com os poderosos, portadora de uma imensa riqueza e ainda por cima erigida sob o patamar de um estado. 
é, francisco... está tudo errado, porque o evangelho de cristo ficou à deriva, algumas ordens, como a dos franciscanos, velejam nas águas certas como, também, os dominicanos, no entanto não são nada perante a magnitude da igreja que teima em compartilhar com os donos do mundo, veja por exemplo a questão das armas, você já viu a igreja combater a maldita fabricação de armas?, você já viu a igreja incentivar a reforma agrária?, onde está o vaticano II?, onde está a igreja voltada para os pobres?, agora vão canonizar um papa que desestruturou as eclesiais de base e que levou leonado boff à inquisição, um absurdo!,  quanto ao joão XIII, este merece ser santificado.
é, francisco... tem muita coisa para ser mudada na igreja, joão paulo I que iria distribuir parte das riquezas do vaticano para os países pobres, morreu misteriosamente, os bispos continuam nos seus palacetes, os padres em suas paróquias visitam mais os ricos pedindo dinheiro para reformar a igreja, enquanto isso a ausência deles é constante nas escolas e na periferia das cidades, é por isso que os evangélicos cresceram, o pastor no seu templo humilde, tirando os picaretas, fomenta uma comunidade onde um fiel ajuda o outro, o padre, por sua vez, continua preso ao altar, achando que celebrando a missa cumpriu o seu dever. 
é, francisco... a igreja está muito doente, mas tem remédio.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO