segunda-feira, 30 de abril de 2012

O TRIO UIRAPURU 2 / THE HOUSE OF THE RISING SUN [The Animals,1964]




Prezado ex seminarista, se você tem uma história alusiva ao Seminário pra contar, não se acanhe, envie-nos, teremos o maior prazer de postá-la, enquanto isso vou contando a minha, ou seja, o Trio Uirapuru, pois bem, aí está o segundo álbum com o mascote na capa. 





Neste 2º Livro temos as seguintes músicas:

12 – A Casa de Deus,
13 – Quando o Vento Bate na minha Barca,
14 – A História de um Homem Mal,
15 – The House of the Rising Sun.

Sendo assim, aqui vai o vídeo, The House of the Rising Sun, um mega sucesso na época, com o grupo inglês, The Animals, vale a pena recordar.



LISTA DE 1965 - LUIZ OLÍMPIO [Pelé] E JOSÉ VENÂNCIO / QUADRO DOS SEMINARISTAS DE 1965

Luiz Olímpio [Pelé]  e  José Venâncio, no campo de futebol do Seminário, ambos fizeram parte do Trio Uirapuru, no fundo da foto, o dormitório dos seminaristas maiores na parte de cima do prédio, na parte de baixo, a sala de aula e o depósito de mantimentos, na época, este recinto ficava abarrotado de alimentos, roupas e sapatos enviados pelo povo estadunidense, a Diocese de Leopoldina distribuia tudo isso para as paróquias, o destino era os mais pobres, os Estados Unidos tinham medo do Comunismo se alastrar pelos países da América do Sul devido à fome que grassava por toda parte do continente.

*Foto enviada por José Venâncio sob os cuidados de Eduardo Henriques.

Os seminaristas do ano de 1965, quadros dos alunos enviados pelo Monsenhor Antônio Chamel, através do Eduardo Henriques:



domingo, 29 de abril de 2012

O PRÉDIO DO EX SEMINÁRIO DIOCESANO N. S. APARECIDA, HOJE

Fotos recentes do prédio do Centro Pastoral Dom Reis, [Ex Seminário Diocesano N.S. Aparecida], enviadas gentilmente pelo amigo Armando Sérgio Mercadante [ex seminarista dominicano de Juiz de Fora]. Obrigado pelas fotos que ainda mostram como era o seminário, tirando a cor do prédio e o campo de futebol cheio de árvores.







sábado, 28 de abril de 2012

RAY CONNIFF AND HIS ORCHESTRA AND CHORUS / BESAME MUCHO


Entre os discos que eu mais gostava no seminário estava a orquestra do maestro Ray Conniff, depois do jantar, eu ia para a sala de música e deste modo ficava ouvindo um tempão os arranjos bonitos de canções como Besame Mucho, Aquarela do Brasil e outras, a digestão se fazia rápida, entrava pesado e saia leve como uma pluma.
Abaixo, os discos do Ray Conniff, que tinham no Seminário, e, para você ouvir, a gravação mais bonita que já ouvi de Besame Mucho:

CONCERT IN RHYTHM Ray Conniff, his Orchestra and Chorus (1958)
Theme From Tchaikovsky's First Piano Concerto / Theme From Swan Lake Ballet / Theme From Rachmaninoff's Second Piano Concerto / Theme From Tchaikovsky's Fifth Symphony / Early Evening (Theme From Ray Conniff Suite) / Theme From Tchaikovsky's Romeo And Juliet / Rhapsody In Blue / I'm Always Chasing Rainbows / The Lamp Is Low / Theme From Grand Canyon Suite (On The Trail) / My Reverie / Schubert's Serenade.


 CONCERT IN RHYTHM, VOL. II Ray Conniff, his Orchestra and Chorus (1959)
An Improvisation On 'Liebestraum' / Yours Is My Heart Alone / An Improvisation On 'None But The Lonely Heart' / I'll See You Again / An Improvisation On 'My Heart At Thy Sweet Voice' / An Improvisation On The Fibich 'Poeme' / Warsaw Concerto / An Improvisation On Chopin's Nocturne In E Flat / An Improvisation On 'Dance Of The Sugar Plum Fairy' / Favorite Themes From Tchaikovsky's Sixth Symphony / Favorite Themes From Grieg's A Minor Concerto / One Fine Day.


SAY IT WITH MUSIC (A Touch Of Latin) Ray Conniff, his Orchestra and Chorus (1960)
Besame Mucho / Stranger In Paradise / Summertime / I've Got You Under My Skin / Too Young / Softly, As In A Morning Sunrise / Just One Of Those Things / Deep Purple / Brazil / Night And Day / Temptation / Say It With Music.

O TRIO UIRAPURU [1964 a 1965] / NILO AMARO E SEUS CANTORES DE ÉBANO [1963]


No seminário tinha o LP do Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano que era o sucesso do momento, e a música que sobressaía no disco era, O Uirapuru, e assim, a gente ouvia esta música o tempo todo e, como eu estava aprendendo a tocar violão incentivado pelo Seu Cesário que também tocava o instrumento, resolvi formar um conjunto musical para apresentar no Grêmio Literário Pio XII e assim, influenciado pela canção, resolvi chamá-lo de TRIO UIRAPURU, cujos componentes eram: Anibal Werneck de Freitas, Edgar Bicalho e Luiz Olímpio de Souza [Pelé], que foi substituído depois pelo José Luiz [Feola], que, por sua vez, acabou cedendo o seu lugar para o José Venâncio.
No início foi muito difícil, todavia, com o passar do tempo, o Trio Uirapuru, caiu no gosto da turma do seminário.
Nesta postagem está a capa do primeiro álbum musical do repertório do Trio Uirapuru que durou dois anos, de 1964 até 1965, ao todo, foram 13 álbuns. Neste primeiro álbum, além das músicas, estão as assinaturas dos componentes do trio e, também, a assinatura de aprovação do Pe. Venício Santos que era o Reitor na ocasião. Também está nesta postagem, para matar a saudade, o vídeo do Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano cantando, O Uirapuru.

Repertório do 1º álbum musical:
01 - O Uirapuru
02 - O Bom Miguel
03 - A Joaninha 
04 - O Vagalume
05 - Halleluia 
06 - Além
07 - Suspicion
08 - Triste Canção de um Náufrago
09 - Quiçá
10 - Tempestade
11 - Meu Sertão.


Anibal Werneck de Freitas.

MASA SECUNDUS [Meton de Alencar]





















Todo seminarista de Leopoldina(MG) estudou neste livro, MASA SECUNDUS [Meton de Alencar], meus professores de Latim foram: Bertoque, no Ginásio Botelho Reis, na primeira série ginasial, os estudos não eram no seminário, depois, já no seminário, o Pe. Antônio Chamel e finalmente o Cônego Naves. Deste modo aí está a 1ª lição recordando a primeira declinação e os bons tempos de seminarista. 

Anibal Werneck de freitas.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

LISTA DE 1964 - O PRIMEIRO TIME DE FUTEBOL / QUADRO DOS SEMINARISTAS DE 1964

O Reitor Pe. Antônio Chamel e o primeiro time de futebol do Seminário N. S. Aparecida, a partir da esquerda para a direita, 
em pé: Antônio Brito, (?), Vicente, (?), Alaerte e (?);
agachados: José Antônio, Ratinho, (?), Sigmair [Maíca] e Paulo César.

*Foto enviada pelo José Venâncio, aos cuidados de Eduardo Henriques.

Quadro dos seminaristas de 1964, enviado pelo Monsenhor Chamel, aos cuidados de Eduardo Henriques.

LISTA DE 1963


Esta foto foi enviada pelo nosso ex seminarista de Leopoldina(MG), João Bosco, ela está embaçada, mas dá para distinguir bem, da esquerda para a direita, o Reitor Pe. Antônio Chamel, o Bispo Dom Gerardo Ferreira Reis e o Pe. Élcio Ferreira e, atrás, os seminaristas dos anos de 1961 a 1965.

Quadro dos seminarista de 1963, cedido gentilmente pelo Monsenhor Antônio Chamel por intermédio do Eduardo Henriques:
                                                       

quarta-feira, 25 de abril de 2012

LISTA DE 1962

Lista dos seminaristas de 1961 cedida gentilmente pelo Monsenhor Antônio Chamel por intermédio do Eduardo Henriques.

 O Reitor
Pe. Antônio
Chamel,
com
os primeiros 
seminaristas.

LISTA DE 1961


Imagrm
de 
Nossa
Senhora
Aparecida,
protetora
do 
Seminário
Diocesano
de
Leopoldina,
Minas
Gerais.


 

Lista 
dos seminaristas 
de 1961,
cedida 
gentilmente 
pelo Monsenhor 
Antônio Chamel,
por intermédio do Eduardo Henriques.

JOSÉ VENÂNCIO [ex seminarista de Leopoldina(MG)]

Recebi um e-mail do Eduardo Henriques dizendo que o José Venâncio, ex seminarista de Leopoldina(MG), mandou um alô pra gente falando que virá a Juiz de Fora para um encontro e lembrar os tempos de seminário. 
É isso aí, José Venâncio, venha mesmo!
Agora, o interessante é que o único retrato individual que eu tenho dos colegas de seminário é o do José Venâncio, por isso nunca esqueci a sua fisionomia, aí está o retrato.
       
Anibal.

terça-feira, 24 de abril de 2012

LISTA DE 1960 / SEMINARISTAS COM A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E A RELAÇÃO DOS ALUNOS DE 1960

Os seminaristas de batina carregando o andor de Nossa Senhora de Fátima, eu me lembro que esta imagem com pombos de verdade passou por muitas paróquias, inclusive a de Recreio(MG). Se eu estiver enganado, corrige-me.
Abaixo, relação dos seminaristas de 1960.


Foto
cedida
gentilmente
pelo
Monsenhor
Chamel,
por
intermédio
do
Eduardo
Henriques.






LISTA DE 1959 / OS PRIMEIROS SEMINARISTAS E A RELAÇÃO DOS ALUNOS DE 1959


Reitor, 
Pe. 
Antônio 
Chamel, 
com 
os 
primeiros 
seminaristas.
Abaixo 
a relação 
dos seminaristas 
de 1959.


Foto
e
relação
dos
alunos
de
1959, e
nviadas
pelo
Monsenhor
Chamel,
através
do
Eduardo
Henriques.



LISTA DE 1958 / O 1º QUADRO DE FUTEBOL E A RELAÇÃO DOS SEMINARISTAS DE 1958


O 1º Quadro do Time de Futebol do Seminário, da esquerda para a direita, Edelmo, Luiz Olímpio, Fernando, José Antônio, (?), (?), Alaerte, Paulo César, (?), (?) e Edgar Bicalho, o ano eu não sei precisar, só sei que o time do Seminário era praticamente imbatível.
Por favor, quem souber o ano e os nomes que faltam, é só enviá-los para o blog, desde já agradecemos.
Abaixo, a relação dos alunos do Seminário N. S. Aparecida, de 1958.
 


Foto
e
relação
dos
alunos
de
1958
enviadas
pelo
Monsenhor
Chamel
através
do
Eduardo
Henriques.


LISTA DE 1957 / O REITOR PE. ANTÔNIO CHAMEL, OS SEMINARISTAS DE 1960 E A RELAÇÃO DOS SEMINARISTAS DE 1957


À direita, o Reitor do Seminário N. S. Aparecida, hoje, Monsenhor Antônio Chamel, com todos os seminaristas, na entrada do prédio da instituição. O padre. à esquerda, não me lembro dele, parece-me que esta foto é de 1960, eu fui pro Seminário em 1961.


Abaixo, a relação dos nomes dos seminaristas do ano de 1957

Foto
e
relação
dos
alunos
de
1957
enviadas
pelo
Chamel
aos
cuidados
de
Eduardo
Henriques.


LUIZ GONZAGA [ex seminarista]

LUIZ GONZAGA, ex seminarista de Leopoldina(MG). Aqui uma foto sua oferecida como recordação ao amigo estimado, Fernando da Cruz Pereira.
A foto e os dizeres atrás foram cedidos gentilmente pelo Fernando. A data, infelizmente, não saiu completa, mas, se não me engano deve ser, com certeza, 17/11/1964.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

FERNANDO DA CRUZ PEREIRA

FERNANDO DA CRUZ PEREIRA, de batina e tudo, como manda o figurino, sua chegada no Seminário foi especial, o ano letivo já tinha começado, o Reitor, Pe. Antônio Chamel, reuniu todos os seminaristas dizendo que um novo companheiro estava chegando, ficamos na espectativa e assim, o Fernando foi recebido com muita alegria, uma entrada triunfal, mais uma vocação sacerdotal emergindo, foi realmente um motivo de regozijo.
Eu tenho este momento vivo até hoje na minha memória.


CAMILO DOS SANTOS SEGUNDO




Altamira,
estado
do 
Pará.







Caro Aníbal,

    É com alegria que voltamos a nos relacionar, não esqueço das revistas em quadrinhos que você desenhava...do Coral...da cidade de RECREIO......etc

   Hoje estou aqui em Altamira-Pa, trabalhando na engenharia.

  Já visitei o blog, no momento não tenho nada acrescer, mas quando for a UBÁ terei novidades...

                Abraços,

Camilo dos Santos Segundo.

*Nosso companheiro de Seminário, CAMILO DOS SANTOS SEGUNDO, está longe, Altamira-Pa, mas pelo visto, está perto de nós no pensamento.

Anibal.

PARTE INTERNA DO SEMINÁRIO N. S. APARECIDA


Esta foto, tirada do campo de futebol, mostra a parte interna do Seminário N. S. Aparecida, um longo corredor [da esquerda para a direita] começando no quarto do ex Pe. Moura [na época] até o banheiro do dormitório dos maiores.
Hoje, no lugar do campo de futebol, foram plantadas muitas árvores, bons tempos que não voltam mais, o prédio do Seminário atualmente é um lugar de encontros sob o título de Pastoral Dom Reis.

Anibal Werneck de Freitas.

LUIS OLÍMPIO (Pelé)


Bem gente, como eu já tinha ouvido falar, infelizmente é verdade. Veja a resposta que o José Luiz (Feola) deu a minha pergunta sobre o nosso Pelé:

Jose Luiz escreveu: "Fiquei muitos anos fora de Cachoeira Alegre, há dois anos voltei e qual não foi minha surpresa, Luiz Olimpio havia falecido.

                                      Eduardo Henriques.

sábado, 21 de abril de 2012

O PRIMEIRO QUADRO DO SEMINÁRIO






Aí está o primeiro quadro do time de futebol do Seminário N. S. Aparecida, como já disse numa postagem anterior, era praticamente imbatível, eis a escalação da sua esquerda para a direita:
em pé, Vicente, Alaerte Jacinto, Paulo César Werneck, Fernando Pereira, Edgar Bicalho e Roberto;
agachados: Anibal Werneck, Luiz Olímpio, José Antônio, Francisco Avelino e Sérgio Rosingnolli.

*Foto cedida gentilmente pelo ex-seminarista, Fernando da Cruz Pereira.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ENCONTRO DOS EX SEMINARISTAS DE LEOPOLDINA DOS ANOS 60


Em 19 de abril de 2012 10:12, Eventos AABB Juiz de Fora <eventos@aabbjf.com.br> escreveu:

Gente encontrei mais um, o Camilo dos Santos Segundo. Abaixo o e-mail que ele me enviou. Enviei outro prá ele agora dizendo da nossa proposta e vou aguardar. Quaquer notícia falo com vcs. Bom já temos eu, Armando, Anibal, Feola, Fernando, o João Bosco e peço a vcs que ajudem a procurar e contatar mais gente para fazermos uma relação com os devidos contatos.
Abraços
Eduardo Henriques

De: CAMILO DOS SANTOS SEGUNDO [mailto:camilo.segundo@consorciobelomonte.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 19 de abril de 2012 08:34
Para: Eventos AABB Juiz de Fora
Assunto: RES: SEMINARIO DIOSCESANO N. S. APARECIDA

      Prezado Eduardo,

  Realmente eu estudei em Leopoldina, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em 1963 e 1964, 2ª e 3ª series.


             Abraços,



cid:image001.jpg@01CC3186.A29FEBB0
Camilo dos Santos Segundo
Gerente de Obras
Gerência - Portos e Acessos 
(93) 3515-4500


De: Eventos AABB Juiz de Fora [mailto:eventos@aabbjf.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 18 de abril de 2012 23:23
Para: CAMILO DOS SANTOS SEGUNDO
Assunto: SEMINARIO DIOSCESANO N. S. APARECIDA

Estamos procurando um ex-seminarista que estudou na década de 60 no Seminário supra citado.Se for você, porfavor entre em contato conosco. Endereço de e-mail ou telefones abaixo
Abraços

                                      Eduardo Henriques
                   Diretor de Eventos Artísticos e Culturais
                    (32) 3236.3698 - 8819.5786 - 9803.8895

quarta-feira, 18 de abril de 2012

JOSÉ LUIZ PEREIRA PASSOS [Feola]

O José Luiz [Feola], da esquerda para a direita, contando com o  Cônego Naves, é o quarto na fila da frente do Coral do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Gente estou enviando resposta do José Luiz Pereira Passos o nosso Feola, dizendo que está dentro de nossos planos de reunir a turma. Abaixo e-mail que ele maqndou prá mim:

Olá Eduardo,
José Luiz Pereira Passos também comentou a publicação dele.
José Luiz escreveu: "Hoje aos 66 anos, só me restou chorar e se chorei é porque ainda sou poeta, parabéns, quero participar de tudo, estou deixando de fazer obras e indo para Cachoeira alegre dedicar um pouco àquele lugar. estou hoje em Sorocaba, depois de andar este Brasil inteiro, penso que cumpri o meu sacerdócio. Na infância - Seminarista (para cuidar de almas) depois exército 13 anos (enfermeiro, protetor de vidas). Desde 1977 (Segurança do trabalho, cuidando de vidas, só grandes obras) cumpri meu sacerdócio. Saudades"
     Eduardo Henriques
Diretor de Eventos Artísticos e Culturais
(32) 3236.3698 - 8819.5786 - 9803.8895

·         * O Eduardo Henrique já encontrou mais um ex-seminarista, o nosso querido Feola. Parabén, eduardo.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O PRÉDIO DO SEMINÁRIO DIOCESANO N. S. APARECIDA [Leopoldina/MG]

Esta é a frente, a entrada do Seminário N. S. Aparecida, do lado esquerdo [no sentido horário] tinha um pequeno portão, na foto ainda não existia, dava para um canavial que corria ao longo do prédio. Já à direita, o portão era maior e dava para o campo de futebol que hoje não existe mais e também para a parte interna do seminário. Voltando à entrada do prédio, uma escada para a varanda, depois a sala de visita, era nela que eu recebia meus pais, Antonio e Wanda, depois, do lado esquerdo tinha a biblioteca e o quarto do Reitor, Pe. Antônio Chamel, em seguida, virando para direita, vinha a capela, depois um imenso corredor à esquerda, mas antes de entrar nele, indo em linha reta dava-se num quartinho onde ficava a eletrola, depois o cômodo do diácono Carlos Alberto e finalmente o recinto do Pe. Moura. Voltando ao grande corredor, este passava por  vários cômodos como o  quarto dos menores, salas de aula e de estudo, salão de ping-pong, cozinha, refeitório e finalmente o quarto dos maiores. Tudo isso foi no meu tempo de 1961 a 1965, bons tempos, quando saí do seminário, o país estava mergulhado numa maldita ditadura militar que já fazia um ano e no rádio, o Roberto Carlos mandava todo mundo pro inferno, este governo ilegal dos generais estragou toda uma juventude que queria mudar o país para melhor, foi a pior coisa que aconteceu até hoje no Brasil e, pelo andar da carruagem, nosso governo parece dar continuidade a este movimento de 64, porque até agora ninguém foi preso e, como se não bastasse, os carrascos que mataram, torturaram e deixaram família mutiladas, foram anistiados.

*Foto enviada pelo Monsenhor Antônio Chamel para o Eduardo Henriques [ex-seminarista]em prol do blog, SEMINÁRIO N. S. APARECIDA, o qual agradece.

Anibal Werneck de Freitas.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

1958, MINHA PRIMEIRA COMUNHÃO

1958, minha Primeira Comunhão, no ano seguinte fui coroinha do Pe. Celso, aprendi responder a missa em latim, no início da cerimônia o padre dizia, Introibo ad altare Dei, e o ajudante respondia, Ad Deum qui letificat juventute mea, traduzindo, Subirei ao altar de Deus, A Deus dedico toda a minha juventude. Foram dois anos de coroinha, em 1960 fiz o Curso de Admissão [curso de um ano obrigatório para ingressar no 1º ano ginasial] e em 1961 fui para o Seminário N. S. Aparecida de Leopoldina(MG).


Minha 
avó, 
Luíza
Ferraz,
muito 
católica,
foi 
quem 
me
incentivou
a
estudar
no
Seminário.



Anibal Werneck de Freitas.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O FUTEBOL IMBATÍVEL DO SEMINÁRIO

Nosso time era imbatível, mas não tem muito segredo aí não, treinávamos duas vezes por semana, comíamos e dormíamos na hora certa, fazíamos ginástica e não tomávamos bebidas alcoólicas, éramos uma verdadeira fortaleza, na véspera de um jogo com o adversário, ficávamos numa expectativa quase profissional, certa vez, nosso Reitor  Pe.  Antonio Chamel ficou zangado e com razão ralhou, Isto aqui não parece um seminário e sim, um lugar de concentração de jogadores de futebol!
Os jogos eram aos domingos, corríamos os 90 minutos, tranquilos, enquanto que o adversário, vindo das baladas do sábado não tinham tanto fôlego assim, resultado, a gente sempre ganhava, raramente perdíamos a partida.
Eu fazia parte do 1º quadro, era ponta direita, bem lembrado pelo Monsenhor Chamel que ao me ver exclamou [dias atrás, numa visita que lhe fiz,  juntamente com o Eduardo Henriques, ex-seminarista e o Armando Sérgio], O Anibal era o nosso ponta direita mais ofensivo!
Ainda me lembro dos nomes dos jogadores do 1º quadro, Alaerte Jacinto [goleiro] Fernando Pereira e Paulo César Werneck [zagueiros], meio de campo, Sudário do Bem, José Antônio e Antônio Leite, e, na linha de ataque, Anibal Werneck, Sérgio dos Santos, Sigmair [Maíca], Edelmo e Luiz Olímpio [Pelé].


 Anibal
Werneck
de
Freitas,
durante

treino
do 
time 
do 
Seminário
Nossa
Senhora
Aparecida.



Anibal Werneck de Freitas.