sábado, 31 de outubro de 2015

ONDE ESTÃO OS HIPPIES?



Não. Ser simpático ao comunismo e ao ateísmo são duas coisas demais pra maioria das pessoas. Nem precisa necessariamente ser as duas coisas. Não sei o porquê, mas sinto uma rejeição impressionante quando escrevo a respeito. Até parece que todo mundo está satisfeito com o que está aí. A verdade é que ninguém parece gostar de ver a realidade tal como ela é. Digo isso porque quando desenvolvo um tema que nos leva a refletir, a indiferença é quase unânime. Ninguém nem contesta, pelo menos. Enquanto isso, o mundo anda cheio de notícias ruins. A gente percebe claramente que o capitalismo não deu certo. Se você tem alguns bens, acaba vivendo numa prisão, cercada por grades acompanhadas de aparatos de vigilância. Na rua você pode ser assaltado a todo momento. Pergunto: Isto é vida?. Precisamos desenvolver o nosso modo de ver a vida e não dar continuidade ao que está aí. Minha geração surgiu com ideias novas [os hippies], todavia, acabou se entregando à velharia conservadorista que sempre existiu. Vivemos num cada um pra si terrível. Infelizmente, sinto dizer que nós fracassamos. Estamos deixando um mundo para os mais jovens totalmente materialista. A religião que proferimos é apenas uma estampa. Falar que acredita em Deus é muito fácil. Mas agir da maneira como Cristo nos pediu: Largue tudo e me
acompanhe!. Duvido quem faça tal coisa. É com muito pesar que afirmo: Vivemos um mundo de mentiras.

anibal werneck de freitas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

VOZ & VIOLÃO


Uma voz e um violão é o bastante pra mim. Não que eu queira desprezar uma orquestra inteira. Claro que não. Tudo tem o seu valor. Todavia, o problema está no fato de que a dupla V&V fala mais alto no nosso coração. Pelo menos no meu. Digo isso porque a nossa alma é simples. Ela não gosta muito de coisas complicadas. Quanto mais natural, melhor. É o caso da voz humana que é um instrumento musical perfeito. Uma pessoa cantando à capela [sem o acompanhamento de um instrumento] já é perfeito. Imagine agora esta voz acoplada aos acordes melódicos de um violão. E depois tem mais. O violão é o único instrumento que traduz fielmente o que o cantor está sentindo. Os demais [instrumentos] chegam perto. O cantador quando está com raiva ele mete os dedos com vontade nas cordas do violão e este por sua vez produz um som estridente e perturbador. quando falo do violão eu me refiro à toda a sua família, o banjo, o bandolim, o cavaquinho, o violino, o violão celo, a guitarra, o contrabaixo, a viola, etc, etc, etc... no fundo, todos não passam de um violão diversificado. O violão tem esta particularidade porque ele é o único instrumento que o tocador tem que fazer, também, o som, e, deste modo, ele sai de acordo com o que o tocador está sentindo. Se você não apertar os dedos com vontade nas cordas, o som não sairá. Por isso eu digo que o violão é parte intrínseca de quem toca. Deste modo, devo confessar que Voz e Violão é um casamento perfeito.

anibal werneck de freitas.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

FUTEBOL 10X0 EDUCAÇÃO


Você já parou pra pensar num país onde as notícias sobre a Educação tivessem o mesmo peso das referentes ao futebol. Devo confessar que sempre gostei de futebol, todavia, a quantidade de informações sobre o referido esporte e por demais preocupante. Os donos de Pindorama não querem um povo letrado.
Temos um canal TV Escola, mas tem gente que nem sabe que ele existe. Em todas as repartições públicas só dá a TV Globo. Ela tem a TV Cultura que é mencionada esporadicamente nas suas propagandas.
Enquanto o Brasil continuar imerso no mar da ignorância, ou seja, bombardado pelos comentaristas de futebol, não chegaremos nunca ao primeiro mundo.
Respeito o trabalho deles, porém, como professor aposentado, eu me sinto melhor do que eles. Eu colaborei para a formação de pessoas íntegras e úteis à sociedade, e eles [os comentaristas de futebol], o que vão deixar de importante para os seus ouvintes? E tem mais, eles, [os comentaristas de futebol] estão fazendo uma lavagem cerebral no povo para a elite governar com absoluta tranquilidade.
Se o futebol fosse algo importante para o desenvolvimento de uma nação, nós, brasileiros, seríamos o povo mais importante do planeta.
Sinto dizer isso em relação a todos aqueles que divulgam o futebol de maneira exagerada: Vocês estão perdendo tempo com algo insignificante que não merece estar nas páginas dos livros de História.
Concluindo, reconheço que o futebol traz muita alegria para o povo e deve continuar a existir. A minha briga está na maneira como ele é veiculado. O futebol tem o seu valor, mas não pode ser prioridade.
Um país sério tem a Educação como prioridade. Mirem-se no Japão.

anibal werneck de freitas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

E A NOSSA FESTA ACONTECEU

Caros colegas, em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos que vieram concelebrar conosco mais um Encontro, ao tempo que pedimos relevar aquilo que não atendeu na plenitude. Não faltou esforço da nossa parte para que acontecesse da melhor maneira possível.
Todo o Encontro foi filmado por Momentos Áudio & Video e todo o material, em DVD, será disponibilizado e remetido para todos
os colegas presentes e ausentes.
Solicitamos a todos que colegas e familiares que fizeram algum tipo de registro em fotografia ou filmagem, que façam seleção de melhores momentos e nos enviem, via internet (e-mail) ou CD (para o em endereço abaixo), a fim agregar às nossas filmagens, contribuindo, sobremaneira, para o enriquecimento do
documentário.
Pedimos que esse envio seja feito com maior brevidade possível, já que estamos iniciando os trabalhos de edição. Solicitamos, ainda, para nos remeter com a maior resolução possível de imagem das fotos.
Qualquer dúvida fazer com contato com Eduardo Henriques pelo e-mail momentosjf@uol.com.br ou telefones (32) 3236.3698 ou 98819.5786.
Endereço para a remessa do CD ou pen-drive com as fotos (se for o caso): Rua Joaquim de Almeida, 20/202 – Bairro Teixeiras – Juizde Fora-MG – CEP: 36033-160
Um grande abraço fraternal a todos.

p/Comissão Organizadora

Eduardo nHenriques

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR?


Eu poderia começar este artigo comemorando o Dia dos Professores, mas não vou fazer isto não. Prefiro usar esta ocasião para uma reflexão. Reflexão esta que nos leva a abominar a violência que vem acontecendo ultimamente nas escolas. 
Fui professor a vida inteira e nunca vi nenhum aluno agredindo a integridade física do educador. O máximo que acontecia era uma discussão que terminava sempre solucionada da melhor maneira possível.
Pois bem, agora, a violência está  instalada e são três, as razões que a originaram:
1) A partir dos anos 90, os educadores de gabinete passaram a priorizar o Aluno, dando-lhe regalias que tiraram a autoridade do Professor. Antigamente, um discípulo expulso em Recreio(MG), estava também expulso nas escolas do Brasil inteiro. É claro que não queremos isto de volta, mas a coisa funcionava e os mestres eram respeitados;
2) No tempo da palmatória, o educando que fazia arte apanhava na sala de aula e em casa tomava uma bronca dos pais. É evidente que não queremos isto de volta, também. Todavia, a maioria dos pais de hoje passam a mão na cabeça do filho que fez bagunça e ainda por cima recriminam a escola. É demais pro meu gosto.
3) O professor ganha uma miséria que não dá pra comprar casa e carro. Vamos falar a verdade. Em nossa sociedade, quem tem um automóvel sempre discrimina o que não tem. Isto acontece até entre amigos. É a lei do Capitalismo Selvagem.
Portanto, se o Governo não tomar uma atitude nesta questão através do Ministério da Educação, não sei não, o Ensino no país entrará numa crise de proporções gigantescas. É alarmante o número de professores e professoras que estão de licença. Isto sem levar em conta os que estão em estado de pânico. Desculpe-me a expressão, a educação no Brasil está uma merda.
Pois é, como professor aposentado, eu poderia estar aqui comemorando o meu e o nosso dia, mas não tenho como, porque falta-me a coragem de mentir.

anibal werneck de freitas. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

E A NOSSA FESTA ACONTECEU

                    Caros colegas, em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos que vieram concelebrar conosco mais um Encontro, ao tempo que pedimos  relevar aquilo que não atendeu na plenitude. Não faltou esforço da nossa parte para que acontecesse da melhor maneira possível. Todo o Encontro foi filmado por Momentos Áudio & Vídeo  e todo o material, em DVD, será disponibilizado e remetido para todos os colegas presentes e ausentes.
                  Solicitamos a todos que colegas e familiares que fizeram algum tipo de registro em fotografia ou filmagem,  que façam seleção de melhores momentos e nos enviem,  via internet (e-mail) ou CD (para o em endereço abaixo), a fim  agregar às nossas filmagens, contribuindo, sobremaneira, para o enriquecimento do documentário. Pedimos que esse envio seja feito com maior brevidade possível, já que estamos iniciando os trabalhos de edição. Solicitamos , ainda,  para nos remeter  com  a maior resolução possível de imagem das fotos.
                Qualquer dúvida fazer com contato com Eduardo Henriques pelo e-mail  momentosjf@uol.com.br  ou telefones (32) 3236.3698 ou 98819.5786.
               Endereço para a remessa  do CD ou pen-drive com as fotos (se for o caso):
Rua Joaquim de Almeida, 20/202 – Bairro Teixeiras – Juizde Fora-MG – CEP: 36033-160

                      Um grande abraço fraternal  a todos.

p/Comissão Organizadora
Eduardo nHenriques

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

LAMARTINE JOSÉ MIRANDA

Que pena, porque será que os bons momentos passam tão rápido!!!!. Já estou em casa,  feliz com minha família, curtindo minha netinha....mas com o coração saudoso de todos vocês que puderam estar no nosso seminário neste fim de semana. Programamos um encontro, como sempre muitíssimo bem organizado pela especial comissão de sempre, mas que encontro que nada...o que aconteceu foi uma belíssima reunião de família. Nosso Pater mor alegre e feliz, sempre rodeado de nós seus filhos. Parabéns Eduardo e família, Fernando, Aníbal, Pe. Antônio (Mons. Chamel) e demais colaboradores, a FAMÍLIA inteira agradece. Grande abraço nosso. Aos irmãos que não puderam estar presentes, saúde, paz, recuperar os ânimos e até breve...
Abração.

Lamartine Miranda e família.



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

INCONGRUÊNCIAS NAS RELIGIÕES


Não tenho a intenção de derrubar nenhuma religião. Muito pelo contrário. Eu só acho que deveríamos corrigir as incoerências que existem nelas. Veja bem, a Igreja recentemente agiu corretamente abolindo o Limbo. Não faz sentido um lugar propício para as criancinhas que morrem pagãs. Na verdade, os tempos mudaram, e muita coisa neste sentido não funciona mais. O Papa atual, por exemplo, já descartou a ideia de que ele é infalível. Apesar de representar Deus na Terra, é na verdade um homem igual aos demais, ou seja, tem suas virtudes e defeitos.
Só para você ter uma ideia, temos na Bíblia uma quantidade enorme de contradições. Por exemplo, Adão e Eva viveram, segundo o Cristianismo, mais ou menos 4.000 anos antes de Cristo. Iniciando assim a humanidade. Agora veja a incongruência. Neste período, o Egito já era uma civilização fantástica. Segundo os arqueólogos, o homem surgiu cerca de um milhão de anos atrás. Antes dele, existiram os dinossauros, (65 milhões de anos atrás). Está tudo aí comprovado pelos fósseis expostos nos museus. No entanto, a bíblia mostra que no início só existiam Adão e Eva. Depois surgiram os filhos, Caim e Abel. Pois bem, logo de cara, encontramos outra discrepância na história destes dois irmãos. Quando Caim matou Abel, Deus lhe disse: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Gênesis 4:15
Por que Deus falou deste jeito se naquela época, segundo a Bíblia, só existia a família de Adão?
Sendo assim, eu acho que as autoridades religiosas competentes deveriam corrigir estas disparidades.
Afinal, não custa nada e não põe em risco a integridade das religiões.
A religião tem que agir como a ciência, ou seja, ter a humildade de reconhecer seus erros.

anibal werneck de freitas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ATENÇÃO COLEGAS:

Por questões de previsão com vistas ao café da manhã e almoço de sábado (dia 10/10)pedimos, encarecidamente, a todos para nos enviarem e-mail (COM URGÊNCIA), informando o horário (pelo menos aproximado) de chegada de cada um ao Seminário.
 Estamos aqui nos últimos preparativos  para nossa grande festa de confraternização.
Anibal, Fernando e Eduardo nos ensaios musicais para as celebrações do Ângelus, Benção do Santíssimo e missa solene do domingo. (Fotos)


                                                         
                                                     Abraços a todos,

                                             Comissão Organizadora.

III ENCONTRO - COBERTURA DO JORNAL LEOPOLDINENSE


ATENÇÃO COLEGAS EX-SEMINARISTAS:


 Estivemos , nesta TERÇA FEIRA DIA 15 DE SETEMBRO, em Leopoldina para reunião
Com Mons. Chamel com vistas ao nosso II ENCONTRO. Tudo acertado em todas
as áreas. Temos tudo para fazer uma grande FESTA pra todos vocês.Cheia de atrações
e novas emoções. Contamos com Todos.

O evento que iria ocorrer anterior ao nosso e que iria ocupar o Seminário até às 12 horas de sábado dia 10 foi cancelado. Portanto o Seminário estará à nossa disposição a partir de sábado dia 10 de outubro já pela manhã.
Quem quiser chegar na sexta feira dia 09, pode também é só nos avisar para deixarmos alguém para recebe-los lá pois eu, Eduardo, e Fernando só estaremos lá dia 10, bem cedinho.

A PROGRAMAÇÃO ENTÃO FICARÁ ASSIM:

                                   SÁBADO DIA 10 DE OUTUBRO:  
·         Recepção aos colegas a partir de 8 horas, distribuição de crachás e  café da manhã
·         12 horas: Almoço
·         Depois do almoço confraternização e descanso
·         18 horas: Angelus (em frente da capela)
·         18: 15: Benção do Santíssimo. Celebrante: Mons. Chamel.
·         19:30: Jantar

DOMINGO DIA 11 DE OUTUBRO: (Permanecerá a programação anterior)

·         8 horas: Café da manhã e alvorada com fogos.
·         9 horas: Apresentação da Banda de Música Princesa Leopoldina
·         11 horas: Missa Solene
·         12 horas: Grande churrasco
·          
                             ATRAÇÕES:
·         Show de Mágicas com Mr. Emanuel Messias
·         Músicas a cargo de Eduardo Henriques, Anibal Werneck, Raimundo Pereira, Jorge Cordeiro e um Trio de Forró.
·         Apresentação do Show-Man (ex-Seminarista) LUIZ PRETO.

·         20 HORAS:  Lanche


               SEGUNDA FEIRA  DIA 12 DE OUTUBRO
·         8 HORAS: Café da manhã , despedidas e partida.


VAI SER BOM TE VER DE NOVO – 
TRAGA A FAMÍLIA

                         Comissão Organizadora
Mons. Chamel, Eduardo Henriques e Fernando Pereira
(32) 3236.3698 – 8819.5786 – 9991.2373

domingo, 4 de outubro de 2015

SERÁ UM ENCONTRO INESQUECÍVEL


Nesta semana estarei me preparando para tocar teclado na Benção do Santíssimo e na Missa De Angelis, no III Encontro dos Ex-Seminaristas de Leopoldina-MG. Quanto ao aprendizado das músicas, estou tranquilo, porque estou sendo assessorado pela competência do Fernando e do Eduardo. Vai sair tudo bem direitinho. Creio que o pessoal vai gostar muito da surpresa que estamos armando. Ambas as cerimônias religiosas celebradas pelo Monsenhor Antonio Chamel, terão a presença do Latim. Será como nos velhos tempos. acredito que será um encontro inesquecível.

anibal werneck de freitas. 

sábado, 3 de outubro de 2015

OS VENDILHÕES DO TEMPLO



Quando Roberto Carlos lançou a música Jesus Cristo, muita gente meteu o pau. Um absurdo, profanando Jesus, dizia a maioria dos religiosos. Hoje, padres, pastores e outros, ganham dinheiro em nome do mesmo e a situação é inversa. Até a Som Livre entrou na jogada. Sinal de que o negócio está dando muito dinheiro. A verdade é que os vendilhões do templo continuam firmes e fortes.

anibal werneck de freitas.