terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ó VIRGEM MARIA (folclore diamantino)

Esta música sacra do folclore diamantino de Minas Gerais retrata muito bem a cabeça do católico no século XVIII e XIX, o pecado transitava em ser cometido e perdoado pela Virgem Maria, dando assim uma comodidade muito grande ao cristão. Portanto, o medo era morrer em pecado.

NOTA, Esta melodia eu encontrei a sua partitura no livro Nossos Avós Contavam e Cantavam de Angélica de Rezende Garcia, 1949, gostei de cara, mais adiante, vendo um comentário feito pelo Humberto Mauro na cidade de São João Del Rei, numa igreja um coral cantava Ó VIRGEM MARIA, ou seja, esta música.

anibal werneck de freitas, em 26/02/2019.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

MAURO E JUAREZ

Eu conheci o Mauro e o Juarez quando deixei o seminário de Leopoldina(MG), ambos foram párocos em Recreio e eu ajudei muita missa deles, eram atuantes e faziam aquilo que Cristo nos ensinou, o amor ao próximo, fundaram até uma escola, o Colégio João XXIII, preocupados com a educação dos jovens, foram na verdade dois cristãos exemplares, merecem todo o nosso respeito. Foram taxados de comunistas e quase foram presos pela ditadura, deve ser por isso que eu me identifico com esta palavra, comunista, pelo fato de terem feito muita coisa boa. Pois bem, cadê os algozes?, desapareceram no inferno dos que são sempre lembrados com desprezo, se é que são lembrados.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

ACALANTO À JESUS MENINO-DEUS - Anibal Werneck & Mauro de Queiroz - 100 anos

Em 1994 a Paróquia Menino-Deus fez 100 anos. Sendo assim, o ex-padre Mauro de Queiroz, ex-pároco de Recreio(MG) me enviou uma letra para musicar em comemoração à data natalícia. Infelizmente, a composição musical não foi apresentada e eu não fiquei sabendo o motivo. Deste modo, resolvi resgatá-la aqui para quem quiser ouvir. A letra é muito bonita e vale a pena conferir.

Nota, não sei a razão, só sei que o Pe. Higino Latteck resolveu mudar o nome do padroeiro para a padroeira Nossa Senhora Aparecida. E hoje parece-me que a Paróquia Menino-Deus voltou a vigorar.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

CALIX BENTO (FOLCLORE)





O povo, com a sua riqueza cultural, criou as Folias de Reis que, paralelas à Igreja, tocou profundamente o coração dos homens e das mulheres do interior. Embora muito rejeitada pela maioria das autoridades, a Folia de Reis vem segurando a barra a todo custo. É uma vergonha, mas é a mais pura verdade. Agora, com alguns fanáticos no poder, a coisa vai ficar mais difícil ainda. Estamos vivendo um momento sombrio. Só mesmo cantando.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

FERNANDO

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do passamento da Gabriela. Sei que é um momento doloroso, que todos nós vamos passar um dia. A perda de um ente querido não é fácil. Ela viveu este tempo todo, graças ao seu carinho e dedicação. Você fez o que pôde, eu vi a sua luta de perto, não foi fácil. 
Eu e a Alice estamos querendo lhe fazer uma visita, assim que você puder nos receber.
Mais uma vez, minhas condolências.

Um abraço do amigo,

Anibal.