quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

DOS DESERTOS DO ARIZONA

Prezado Anibal,
Há algum tempo escrevi isso e não lhe enviei. Fim/inicio de ano eh uma boa oportunidade.  PENSAR,  eh um atributo fantastico da natureza; todavia, VIVER PENSANDO LIVRE, eh um privilegio!!!  Suas colocações nos blogs, sem duvida, levam a relevantes/profundas reflexões/meditações/decisões do conviver em um cantinho do mundo. Continua remando... e nadando... de bracadas mesmo se precisar. Você não esta machucando ninguém... apenas descascando.

Obrigado pelos votos de Natal e Ano de 2014!  Desejo o mesmo para você/família.

Também refletindo nos desertos de Arizona,o desconhecido colega: 


Seoldo (Geraldo H. Seoldo rodrigues).

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

NATAL, TEMPO DE REFLEXÃO!

natal. momento de reflexão. quem eu fui em 2013? boa pergunta que nós devemos fazer. se sou cristão. além e comungar aos domingos. eu soube perdoar as pessoas que me fizeram algo que eu não gostei? estou arrependido de ter feito alguma coisa contra elas? afinal, somos seres humanos. passíveis de erros. mas eu tenho lutado contra o mal que existe em mim? senti prazer ter prejudicado o meu desafeto. se fiz tudo isso, não fui um verdadeiro cristão. [serve também para o ateu]. preciso então mudar minha conduta. deixar de ser vingativo. mesquinho. hipócrita. etc... de nada me adiantará rezar. saber o que cristo ensinou, se não cumpro suas palavras. portanto, está na hora de repensar tudo isso e ser gente de verdade. procurar melhorar minha conduta neste ano de 2014. sepultar tudo aquilo de ruim que existe em mim, para sempre. o natal é para a gente dar uma parada e ver como está sedo conduzida a nossa carruagem.
está em tempo, companheira e companheiro, de darmos uma parada e assim nos prepararmos melhor para o ano que vem. nunca é tarde. depende de nós. não podemos continuar os mesmos em 2014. melhor dizendo. não precisamos esperar o ano novo chegar. eu, vou fazer das tripas o coração para ser mil vezes melhor. confesso que preciso mudar muita coisa. se tenho algum inimigo. aqui mesmo já estou lhe perdoando. e você? comece agora!

anibal werneck de freitas.

domingo, 22 de dezembro de 2013

A TEU INSTANTE / anibal werneck de freitas

VIVA BEM O MOMENTO

a igreja de hoje está valorizando o momento. é o homem com os pés no chão. deus, natureza e homem. é o triângulo almejado pelo papa francisco. é preciso viver a vida. lutar por uma melhor. amar o próximo. fazer o bem. tornar este mundo agradável. ser ponte. aqui é o único lugar que dispomos no momento. não devemos dar condições para que o ódio, a inveja, a perseguição, enfim, tudo aquilo que é ruim tome conta do nosso dia a dia. portanto, devemos prezar o instante. o resto virá por acréscimo. cumprindo o evangelho estaremos nos preparando para o que vier pela frente. devemos valorizar cada palmo da nossa existência. procurar sempre dissipar os pensamentos negativos. o além fica para depois. por enquanto estamos no aquém e isso é o que importa. devemos curtir a todo momento todas as coisas boas que existem neste mundo. afinal, deus, natureza e homem devem viver em harmonia, apesar das coisas ruins que fazem parte da nossa existência como formas de nos purificar para sermos cada vez mais gente. infeliz daquele que não aprendeu ainda esta lição. deste modo, será sua própria ruína. deus não castiga. ele simplesmente respeita a nossa liberdade. deste modo, viva bem o momento e seja feliz.

anibal werneck de freitas.

AVISO AOS AMIGOS EX-SEMINARISTAS

amigos ex-seminarstas.

nosso blog está precisando de matéria. está meio isolado. o quê está acontecendo? ele era para ser o nosso momento de encontro cotidiano. não aquele encontro anual. uma vez só. é claro que lá estamos de corpo presente. todavia, podemos estar no nosso blog de alma presente. poderíamos fazer do blog um veículo de comunicação. diferente dos e-mails. não tenho nada contra. só acho que no blog cada um teria o seu espaço fazendo comentários. comentários cara a cara. cada um escrevendo o que pensa. quanta coisa poderíamos estar discutindo através do blog. nossos encontros anuais poderiam ser mais bem aproveitados. inúmeras ideias surgiriam para enriquecer cada vez mais os nossos encontros. todos estariam participando realmente. o trabalho da equipe que organiza o encontro seria mais leve. ajudaria em muito se cada um de nós desse a sua opinião. estou dizendo isso porque do jeito que a carruagem está indo, nós vamos ficar na mesmice de sempre. e depois, do jeito que está, o blog está perdendo o seu sentido. eu poderia colocar alguma coisa. mas aí estarei monopolizando o dito cujo. isso eu não quero. sei que vocês têm muita coisa pra dizer. ou até mesmo reclamar. porque ninguém é perfeito. a comissão faz das tripas o coração. no entanto, se todos dessem a sua colaboração, seria bem melhor. confesso que do jeito em que está o blog, ele vai acabar fechando as portas. infelizmente. veja bem, já se faz um bom tempo que fiz a última postagem. ninguém manda nada para ser postado no blog. ou pelo menos um comentário sequer. não sei o que está acontecendo. tenho visitado muitos blogs e confesso que sinto uma pontinha de inveja vendo os ditos cujos repletos de comentários. não importa. uns falando bem. outros falando mal. mas sempre comentando. blog sem comentário é praticamente um blog morto. as visitas são importantes. até que o nosso é bem visitado. já estamos chegando no número de 30.000. no entanto, isso não é tudo. sendo assim, vamos nos animar e encher o nosso blog de comentários.
um abraço.

anibal werneck de freitas.

*resolvi escrever tudo em letras minúsculas. estou realizando um sonho. conheço um escritor português, hugo mãe, que escreve assim. afinal, tudo é convenção.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DEUS SÓ EMPURROU


Deus deu apenas o empurrão inicial porque o resto é com a gente, temos a liberdade total de fazer o que bem entendemos, as coisas ruins que acontecem não tem nada a ver com Ele, aliás, Ele não pode fazer nada porque assim estaria interferindo na nossa liberdade, o problema é que o mundo que partiu Dele está sujeito à toda sorte de acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, portanto, tudo aquilo que é possível acontecer, tem 90% da chance de acontecer e por aí vai, sendo assim, cabe a nós lutar para que as coisas boas aconteçam, não digo que tudo está em nossas mãos, todavia, boa parte está, por isso devemos ser compreensível para com o nosso próximo e ele também, é claro, só assim estaríamos melhorando este mundo gradativamente, agora, aquilo que não está ao nosso alcance, nós não temos a menor culpa, embora, em muitos casos, nós somos culpados das calamidades que ocorrem como por exemplo as chuvas torrenciais que além de matar destrói casas e plantações, porque nossas autoridades não tomaram as devidas providências, no fundo tudo está ligado neste mundo, se alguém falar que religião não tem nada a ver com política, está completamente equivocado, nossa liberdade é tamanha que não temos o direito de discriminar ninguém, seja negro, pobre, homo sexual, budista, católico, evangélico, ateu, umbandista, espírita, etc, etc,... todos devem respeitar porque afinal somos seres humanos civilizados, devemos ser ecumênicos como o Papa João XXIII nos ensinou, outra coisa, tanto Maomé, Cristo, Moisés, Buda, Lao-Tzé e outros iluminados que vieram a este mundo trazendo a mensagem do amor devem ser respeitados, eu, por exemplo que acredito num Deus imanente, respeito o Deus transcendente, afinal, no fundo é um ser ou melhor dizendo, a causa primeira de tudo o que existe, até mesmo o ateu que não acredita em nenhum dos dois deve ser respeitado, também, é a liberdade que nós temos de ir e vir, voltado ao que disse acima, ninguém é dono da verdade, tudo se resume numa única coisa, a qual chamamos de vida, este artigo, por exemplo, pode ser encaixado em todos os meus blogs, porque todo o conhecimento humano se converge para um único ponto, ou seja, a busca, na verdade estamos sempre buscando a mesma coisa, a felicidade.


Anibal Werneck de Freitas.

FELIZ NATAL & PRÓSPERO 2014!


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

2º ENCONTRINHO EM CONTAGEM / MG






Caro irmão ex-seminarista, estivemos na casa da filha do colega Lamartine para um encontrinho no dia 07 próximo passado.
Foi muito bom e ficamos maravilhados com a recepção que nos deram, toda a família de Lamartine. Um grande colega.
Sabemos que para muitos foi impossível, mas quando puder, colega, nunca deixe de participar. Nossos laços afetivos
transcendem o tempo. É sempre revigorante poder abraçar e conviver com cada um de vcs.
Assistam o vídeo abaixo. Lá estiveram poucos colegas, porém foi maravilhoso esse encontro.
Abraços a todos
Eduardo & Cirlei







quarta-feira, 13 de novembro de 2013

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O ANJO FERNANDO



Eduardo Henriques




Vejam só meus amigos, como a natureza é generosa. Pela foto de nosso colega Lisquim,
o nosso colega Fernando alado pelas cadeiras. Será que é somente acaso?
Abraços a todos


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AVALIAÇÃO DO 2º ENCONTRO



Eduardo Henriques



                                                CARTA AOS COLEGAS- Juiz de Fora-MG 23/10;2013
                                                                SAÚDE E PAZ
                          A Comissão Organizadora, em reunião para a avaliação do recente Encontro, entende por bem abrir aos colegas o espaço para críticas e sugestões
, a fim de que o próximo Encontro atenda ao máximo às expectativas.
dentro do nosso critério avaliativo, achamos  que houve situações que podem ser melhoradas:
-Café da manhã: Poderia ter havido um ambiente mais bem preparado para a recepção;
-Almoço: Solicitamos um almoço mais simples para que não conflitasse com o horário do     churrasco,  que, a princípio, estava marcado para as 17 horas
e que acabou sendo servido mais tarde;
Churrasco: Avaliamos  que a maneira como foi servido o churrasco, precisa ser repensado.
Hoteis: Lamentamos que o evento ocorrido na cidade(Ivete Sangalo), possa ter causado algum transtorno.
Café da manhã do domingo: Lamentamos que o café da manha não foi à altura do servido na recepção.

                                      DATA DO PRÓXIMO ENCONTRO:
Abrimos espaço para sugestões.
Julho: Mês de férias mas haverá copa do mundo;
Outubro: Uma vez que dia 12 cairá no domingo e que nessemês há muitos eventos(casamentos, batizados, etc...) impossibilitam  a presença de alguns colegas;
Agosto: Mês sugerido pelo padre Chamel. O primeiro fim de semana é volta de férias.
O segundo, dia dos pais, o terceiro padre Chamel já tem compromisso.
Fica o dia 24 de agosto de 2014, como sugestão.

                                                 PARTE FINANCEIRA:
Relativamente à arrecadação e distribuição dos recursos, informamos o seguinte:
- Arrecadação do total: R$ 5.375,00.
-Despesas: Buffet: R$3.000,00 (incluído cafés da manhã, almoço, churrasco)
-Aluguel da tenda: R$600,00
-Bebidas: R$ 550,00
-Aluguel do Seminário: R$350,00
-Aparelhagens e transporte de som,vídeo, cantora e serviços do ajudante Júnior: R$ 480,00
-Outras Despesas com supermercado(sobremesas, repelentes, etc...) R$ 219,40
Total das despesas: R$ 5.189,40
Sobra de caixa: R$ 185,60 (que poderá usado, entre outras coisas, para postagens e remessa do futuro DVD ao colegas.)

A Comissão Organizadora agradece e conta com a colaboração de todos para próximo evento.

O CAMINHO DA ILUMINAÇÃO






 O negócio é o seguinte, devemos ficar sempre no que somos, nada de querer ser mais, devemos respeitar nossos limites, buscando sempre aprimorar nossa fronteira, ajudando sempre o próximo, respeitando o espaço alheio, colocando-se num plano mediano, nada de extremos, devemos ter muita humildade no coração sem parecer simplório, admirando e aplaudindo o trabalho do outro.
Este é o caminho da Iluminação.

Anibal. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

TRINCO E PORTA DE TARAMELA / anibal werneck de freitas

TUCANLINO em CARROÇÕES EM APUROS

Meus prezados companheiros ex-seminaristas,

As duas primeiras aventuras do Tucanlino que distribuí em preto e branco durante o II Encontro dos Ex-Seminaristas tem os eus originais coloridos que ora os transponhos para o nosso blog como uma forma de compensação, divirtam-se.
Abraços,

Anibal Werneck de Freitas.









TUCANLINO em CONFUSÕES NA ILHA VERDE

Meus prezados companheiros ex-seminaristas,

As duas primeiras aventuras do Tucanlino que distribuí em preto e branco durante o II Encontro dos Ex-Seminaristas tem os eus originais coloridos que ora os transponhos para o nosso blog como uma forma de compensação, divirtam-se.
Abraços,

Anibal Werneck de Freitas.


A VERDADE NUA E CRUA


Só tenho a agradecer pela família que eu tenho e pelas coisas boas que sempre me acontecem, agora, aposentado, passo os meus dias escrevendo nos meus blogs, lendo muito, cantando e tocando o meu violão, embora estou um tempão sem compor uma música, acredito que devo voltar a esta tarefa bem como desenhar quadrinhos que há muito tempo não os faço, apesar disso tudo eu me sinto muito bem, tenho amigos que me visitam, até estudando espanhol eu estou junto com a mina filha Ecila e já estamos no terceiro módulo, é, não posso reclamar de nada.
Além do mais, estou aqui mais para mencionar os meus amigos de seminário que são muitos, e que foi muito bom ter participado do segundo encontro junto com a minha esposa Alice, porque foi um momento inesquecível e impagável, valeu realmente a pena e é assim que a gente deve ser, agradecer mais do que reclamar, devemos estar sempre em paz e com humildade, afinal, foi isso que o Homem da Montanha nos ensinou, Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, Isso resume tudo, além do perdão que ele nos ensinou também, Perdoai 77 X 77 se for preciso, Há sempre uma chance de voltar atrás, somos irmãos e estamos neste planeta para sermos felizes, esta é uma mensagem que devemos ter sempre no coração porque ela é verdadeira, nua e crua, se eu errei em alguma coisa não tenho vergonha de pedir desculpa, aliás, somos humanos, sujeitos a todo tipo de defeitos.
Sendo assim, deixo aqui o meu carinho para todos e que as coisa positivas se transformem numa chuva torrencial sobre nossas cabeças.

Anibal Werneck de Freitas.

UN PETIT COMITÉ






segunda-feira, 21 de outubro de 2013

IGNORÂNCIA




Quando desenvolvo um texto sobre Folia de Reis, a minha pretensão é manter viva a memória desta modalidade religiosa nascida no coração do povo, porque é uma arte simples e muito bonita.
Infelizmente, os meios de comunicação não dão o devido valor e muita gente chega a menosprezar e até debochar dos foliões, mas isso é devido à ignorância que grassa por toda parte, podemos chamar de burrice mesmo, contra ela [a ignorância], já dizia o filósofo Schiller - contra a burrice até os deuses lutam em vão.

Anibal Werneck de Freitas.

AVE MARIA (anibal werneck & pedro dorigo)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PREZADOS EX-SEMINARISTA

Graças ao blog  do Seminário que eu criei em 5 de março de 2012, surgiu a ideia de se fazer um encontro dos ex-seminaristas através do Eduardo Henriques e do Fernando da Cruz Pereira, ideia esta que deu certo com o aval do Monsenhor Antônio Chamel, tanto assim que dois encontros já foram feitos com grande sucesso.
Deste modo, quero parabenizar a comissão organizadora, o Monsenhor Chamel e todos aqueles e aquelas que compareceram ao evento.
Um abraço a todos,

Anibal Werneck de Freitas.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

(Des)encontro








Caríssimos Anibal e Fernando! 

Embora a gente tenha muita vontade de participar deste encontro de 12/10, estamos quase chegando à conclusão de que não vai ser possível desta vez - é o que os amigos estão nos dizendo - inclusive pela coincidência de data com este feriado: muita gente estará na estrada e já não há passagens ônibus/avião. E o compromisso daqui nos impediu de sairmos  antes da movimentação geral. Mas vamos ver no que dá. E ficamos muito agradecidos pelo carinho e pela gentileza do convite. Bom encontro! No próximo, se Deus quiser, chegaremos primeiro. Deem notícias do evento e de vocês. 
Grande abraço! 

Regina e Maurinho

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

IGREJA NO MORRO / anibal werneck de freitas

SENTINELA [MILTON NASCIMENTO & NANA CAYMMI]

NÃO DEIXE DE PLANTAR SUAS SEMENTES! [Colaboração de Lamartine]


 
Jogando Sementes


Um homem morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica. Todos os dias ele pegava o ônibus das 6:15h e viajava cinquenta minutos até o trabalho. À tardinha fazia a mesma coisa voltando para a casa.


No ponto seguinte ao que o homem subia, entrava uma velhinha, que procurava sempre sentar na janela. Abria a bolsa tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus.


Um dia, o homem reparou na cena. Ficou curioso. No dia seguinte, a mesma coisa.


Certa vez o homem sentou-se ao lado da velhinha e não resistiu:


- Bom dia, desculpe a curiosidade, mas o que a senhora está jogando pela janela?


- Bom dia, respondeu a velhinha. - Jogo sementes.


- Sementes? Sementes de que?- De flor. É que eu viajo neste ônibus todos os dias. Olho para fora e a estrada é tão vazia. E gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom.


- Mas a senhora não vê que as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acha que essas flores vão nascer aí, na beira da estrada?- Acho, meu filho. Mesmo que muitas sejam perdidas, algumas certamente acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.


- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água.


- Ah, eu faço minha parte. Sempre há dias de chuva. Além disso,


apesar da demora, se eu não jogar as sementes, as flores nunca vão nascer.


Dizendo isso, a velhinha virou-se para a janela aberta e recomeçou seu “trabalho”.


O homem desceu logo adiante, achando que a velhinha já estava meio “caduca”.


O tempo passou...


Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem levou um susto, olhou para fora e viu margaridas na beira da estrada, hortênsias azuis, rosas, cravos, dálias. A paisagem estava colorida, perfumada e linda.


O homem lembrou-se da velhinha, procurou-a no ônibus e acabou perguntando para o cobrador, que conhecia todo mundo.


- A velhinha das sementes? Pois é, morreu de pneumonia no mês passado.


O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho da velhinha? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda”.


Nesse instante, o homem escutou uma risada de criança. No banco da frente, um garotinho apontava pela janela entusiasmado: Olha mãe, que lindo, quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas azuis?


Então, o homem entendeu o que a velhinha tinha feito. Mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a velhinha devia estar feliz. Afinal, ela tinha dado um presente maravilhoso para as pessoas. No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se numa janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso.




“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente”.


( Autor Desconhecido )
 
 
 

abs, Fábio Oliveira


Visite e divulgue o blog :
http://fabioxoliveira.blog.uol.com.br/

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

REGINA E MAURINHO






Muito querido Aníbal!!!  

Não podemos mais deixar de nos comunicar, não é mesmo? Queremos muito saber de você e dos seus e de tudo o mais. Foi muito bom o telefonema do Fernando que falou com a Regina, ontem. Ficamos muito tentados a ir vê-los em Leopoldina. No dia 11/10 seremos padrinhos de casamento dos amigos Arselino e Maria José Tatto, companheiros de luta do PT e da Igreja. E, quem sabe, nós dois aqui, depois da festa, tomamos  o ônibus S. Paulo/Leopoldina??? Mas isso é coisa pra gente moça... Grande abraço! 

Regina e Maurinho  (é assim que carinhosamente o chamam aqui).
__________________________________________________ 

Regina e Maurinho,

Estamos então lhes aguardando no III Encontro, a presença de vocês é muito importante porque temos muita história pra contar.
Abraços,

Anibal.
 

É, FRANCISCO... [comentários]

Marciaeceliomarcia Franklin
16:47 (2 horas atrás)

para mim
Oi Aníbal! Como vai a família? Aqui estamos indo bem.Célio tá pronto para o dia 12.Estamos ansiosos para reencontrarmos a turma. Quanto a sua opinião sobre a Igreja,tá muito certo. Vamos ver se o papa Francisco com toda a sua humildade, consegue mudar muita coisa na Igreja católica.Tomara que esse representante de Deus para nós, esteja sempre olhando de verdade para os mais necessitados e deixem de reinar a política no Vaticano.
Abraços a todos.
Célio e Márcia.   
Raimundo Rodrigues
18:29 (54 minutos atrás)

para mim
Ainda bem que Jesus não está nem aí pra isso!
São questões humanas que cabe aos homens resolvê-las mas a espiritualidade maior está acompanhando atentamente!
Graças a Deus!
bração.
rai.
______________________________________________________________

Célio, Márcia e Raimundo,

resolvi postar os e-mails de vocês no blog com a finalidade de serem comentários sobre o texto, É, Francisco... para que os demais companheiros ex seminaristas e famílias possam compartilhar deles [os e-mails] e, quem sabe, acrescentar mais coisas ligadas ao assunto.
Um abraço pra todos,
 
Anibal Werneck de Freitas.