quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

DOS DESERTOS DO ARIZONA

Prezado Anibal,
Há algum tempo escrevi isso e não lhe enviei. Fim/inicio de ano eh uma boa oportunidade.  PENSAR,  eh um atributo fantastico da natureza; todavia, VIVER PENSANDO LIVRE, eh um privilegio!!!  Suas colocações nos blogs, sem duvida, levam a relevantes/profundas reflexões/meditações/decisões do conviver em um cantinho do mundo. Continua remando... e nadando... de bracadas mesmo se precisar. Você não esta machucando ninguém... apenas descascando.

Obrigado pelos votos de Natal e Ano de 2014!  Desejo o mesmo para você/família.

Também refletindo nos desertos de Arizona,o desconhecido colega: 


Seoldo (Geraldo H. Seoldo rodrigues).

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

NATAL, TEMPO DE REFLEXÃO!

natal. momento de reflexão. quem eu fui em 2013? boa pergunta que nós devemos fazer. se sou cristão. além e comungar aos domingos. eu soube perdoar as pessoas que me fizeram algo que eu não gostei? estou arrependido de ter feito alguma coisa contra elas? afinal, somos seres humanos. passíveis de erros. mas eu tenho lutado contra o mal que existe em mim? senti prazer ter prejudicado o meu desafeto. se fiz tudo isso, não fui um verdadeiro cristão. [serve também para o ateu]. preciso então mudar minha conduta. deixar de ser vingativo. mesquinho. hipócrita. etc... de nada me adiantará rezar. saber o que cristo ensinou, se não cumpro suas palavras. portanto, está na hora de repensar tudo isso e ser gente de verdade. procurar melhorar minha conduta neste ano de 2014. sepultar tudo aquilo de ruim que existe em mim, para sempre. o natal é para a gente dar uma parada e ver como está sedo conduzida a nossa carruagem.
está em tempo, companheira e companheiro, de darmos uma parada e assim nos prepararmos melhor para o ano que vem. nunca é tarde. depende de nós. não podemos continuar os mesmos em 2014. melhor dizendo. não precisamos esperar o ano novo chegar. eu, vou fazer das tripas o coração para ser mil vezes melhor. confesso que preciso mudar muita coisa. se tenho algum inimigo. aqui mesmo já estou lhe perdoando. e você? comece agora!

anibal werneck de freitas.

domingo, 22 de dezembro de 2013

A TEU INSTANTE / anibal werneck de freitas

VIVA BEM O MOMENTO

a igreja de hoje está valorizando o momento. é o homem com os pés no chão. deus, natureza e homem. é o triângulo almejado pelo papa francisco. é preciso viver a vida. lutar por uma melhor. amar o próximo. fazer o bem. tornar este mundo agradável. ser ponte. aqui é o único lugar que dispomos no momento. não devemos dar condições para que o ódio, a inveja, a perseguição, enfim, tudo aquilo que é ruim tome conta do nosso dia a dia. portanto, devemos prezar o instante. o resto virá por acréscimo. cumprindo o evangelho estaremos nos preparando para o que vier pela frente. devemos valorizar cada palmo da nossa existência. procurar sempre dissipar os pensamentos negativos. o além fica para depois. por enquanto estamos no aquém e isso é o que importa. devemos curtir a todo momento todas as coisas boas que existem neste mundo. afinal, deus, natureza e homem devem viver em harmonia, apesar das coisas ruins que fazem parte da nossa existência como formas de nos purificar para sermos cada vez mais gente. infeliz daquele que não aprendeu ainda esta lição. deste modo, será sua própria ruína. deus não castiga. ele simplesmente respeita a nossa liberdade. deste modo, viva bem o momento e seja feliz.

anibal werneck de freitas.

AVISO AOS AMIGOS EX-SEMINARISTAS

amigos ex-seminarstas.

nosso blog está precisando de matéria. está meio isolado. o quê está acontecendo? ele era para ser o nosso momento de encontro cotidiano. não aquele encontro anual. uma vez só. é claro que lá estamos de corpo presente. todavia, podemos estar no nosso blog de alma presente. poderíamos fazer do blog um veículo de comunicação. diferente dos e-mails. não tenho nada contra. só acho que no blog cada um teria o seu espaço fazendo comentários. comentários cara a cara. cada um escrevendo o que pensa. quanta coisa poderíamos estar discutindo através do blog. nossos encontros anuais poderiam ser mais bem aproveitados. inúmeras ideias surgiriam para enriquecer cada vez mais os nossos encontros. todos estariam participando realmente. o trabalho da equipe que organiza o encontro seria mais leve. ajudaria em muito se cada um de nós desse a sua opinião. estou dizendo isso porque do jeito que a carruagem está indo, nós vamos ficar na mesmice de sempre. e depois, do jeito que está, o blog está perdendo o seu sentido. eu poderia colocar alguma coisa. mas aí estarei monopolizando o dito cujo. isso eu não quero. sei que vocês têm muita coisa pra dizer. ou até mesmo reclamar. porque ninguém é perfeito. a comissão faz das tripas o coração. no entanto, se todos dessem a sua colaboração, seria bem melhor. confesso que do jeito em que está o blog, ele vai acabar fechando as portas. infelizmente. veja bem, já se faz um bom tempo que fiz a última postagem. ninguém manda nada para ser postado no blog. ou pelo menos um comentário sequer. não sei o que está acontecendo. tenho visitado muitos blogs e confesso que sinto uma pontinha de inveja vendo os ditos cujos repletos de comentários. não importa. uns falando bem. outros falando mal. mas sempre comentando. blog sem comentário é praticamente um blog morto. as visitas são importantes. até que o nosso é bem visitado. já estamos chegando no número de 30.000. no entanto, isso não é tudo. sendo assim, vamos nos animar e encher o nosso blog de comentários.
um abraço.

anibal werneck de freitas.

*resolvi escrever tudo em letras minúsculas. estou realizando um sonho. conheço um escritor português, hugo mãe, que escreve assim. afinal, tudo é convenção.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DEUS SÓ EMPURROU


Deus deu apenas o empurrão inicial porque o resto é com a gente, temos a liberdade total de fazer o que bem entendemos, as coisas ruins que acontecem não tem nada a ver com Ele, aliás, Ele não pode fazer nada porque assim estaria interferindo na nossa liberdade, o problema é que o mundo que partiu Dele está sujeito à toda sorte de acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, portanto, tudo aquilo que é possível acontecer, tem 90% da chance de acontecer e por aí vai, sendo assim, cabe a nós lutar para que as coisas boas aconteçam, não digo que tudo está em nossas mãos, todavia, boa parte está, por isso devemos ser compreensível para com o nosso próximo e ele também, é claro, só assim estaríamos melhorando este mundo gradativamente, agora, aquilo que não está ao nosso alcance, nós não temos a menor culpa, embora, em muitos casos, nós somos culpados das calamidades que ocorrem como por exemplo as chuvas torrenciais que além de matar destrói casas e plantações, porque nossas autoridades não tomaram as devidas providências, no fundo tudo está ligado neste mundo, se alguém falar que religião não tem nada a ver com política, está completamente equivocado, nossa liberdade é tamanha que não temos o direito de discriminar ninguém, seja negro, pobre, homo sexual, budista, católico, evangélico, ateu, umbandista, espírita, etc, etc,... todos devem respeitar porque afinal somos seres humanos civilizados, devemos ser ecumênicos como o Papa João XXIII nos ensinou, outra coisa, tanto Maomé, Cristo, Moisés, Buda, Lao-Tzé e outros iluminados que vieram a este mundo trazendo a mensagem do amor devem ser respeitados, eu, por exemplo que acredito num Deus imanente, respeito o Deus transcendente, afinal, no fundo é um ser ou melhor dizendo, a causa primeira de tudo o que existe, até mesmo o ateu que não acredita em nenhum dos dois deve ser respeitado, também, é a liberdade que nós temos de ir e vir, voltado ao que disse acima, ninguém é dono da verdade, tudo se resume numa única coisa, a qual chamamos de vida, este artigo, por exemplo, pode ser encaixado em todos os meus blogs, porque todo o conhecimento humano se converge para um único ponto, ou seja, a busca, na verdade estamos sempre buscando a mesma coisa, a felicidade.


Anibal Werneck de Freitas.

FELIZ NATAL & PRÓSPERO 2014!


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

2º ENCONTRINHO EM CONTAGEM / MG






Caro irmão ex-seminarista, estivemos na casa da filha do colega Lamartine para um encontrinho no dia 07 próximo passado.
Foi muito bom e ficamos maravilhados com a recepção que nos deram, toda a família de Lamartine. Um grande colega.
Sabemos que para muitos foi impossível, mas quando puder, colega, nunca deixe de participar. Nossos laços afetivos
transcendem o tempo. É sempre revigorante poder abraçar e conviver com cada um de vcs.
Assistam o vídeo abaixo. Lá estiveram poucos colegas, porém foi maravilhoso esse encontro.
Abraços a todos
Eduardo & Cirlei