quarta-feira, 2 de outubro de 2019

TUDO POR CONTA DO ESPÍRITO SANTO OU NÃO?


O Espírito Santo disfarçado de pomba, na Idade Média Europeia, aparece nas gravuras ungindo reis com seu santo óleo, porque o comando vinha sempre de cima, ou seja, do Céu. Os homens eram apenas canais por onde Deus se manifestava.
Deste modo, eles achavam que a arte era inspirada pelas forças sobrenaturais e não pelos sentimentos humanos.
A teoria clássica grega de que o movimento das estrelas no Universo gerava uma música divina, que causava um equilíbrio físico e psíquico nas pessoas que estavam afinadas a ela, era aceita até pela Igreja e, devido a isso, os artistas não tinham nenhum mérito, porque tudo era obra do Espírito Santo. Tudo que se produzia na arte era pura inspiração divina.
O homem que pensa desta forma até hoje, em pleno século XXI, não está preparado pelo o que vem por aí. O choque será brutal, ele se transformará num fóssil. 
Digo isso porque devido à Revolução Agrícola, o homem só aprendeu a assegurar a sobrevivência e a reprodução de animais domesticados, enquanto ignora suas necessidades subjetivas. É o que nos ensina o historiador israelense, Yuval Noah Harari, que acrescenta, O século XXI será dominado pelos algoritmos, que estão ligados a emoções, que existem também nos animais mamíferos e em alguns répteis. Emoções não são nenhum fenômeno espiritual e sim, algoritmos bioquímicos vitais. Um algoritmo é juntar dois números e dividir a soma deles por dois para obter um resultado. Por exemplo, 4+8, o resultado é 6. Explicando melhor, um algoritmo é um conjunto metódico de passos na realização de cálculos para resolver problemas e tomar decisões. O homem é um algoritmo complexo, que produz cópias de si mesmo, assim como todos os organismos que se reproduzem.
Com a máquina vai acontecer o mesmo num futuro bem próximo, ou seja, elas vão passar a se multiplicarem, donde pergunto, E os homens que ainda contam com a Providência Divina do Espírito Santo, estarão preparados para encarar este Mundo Novo? Ou será que somos apenas um caminho que os elementos naturais estão se evoluindo para se chegar ao Super Homem invulnerável e eterno?
Donde pergunto, E Deus, terá o seu lugar neste futuro próximo da humanidade?

anibal werneckfreitas, 02/10/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário